segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Comitê questiona transposição de águas do Orós para o Feiticeiro


Na reunião do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe realizada, ontem, dia 4, na cidade de Iguatu, ficou decidido que nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, integrantes do Comitê, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e da Sohidra vão realizar visita técnica de conhecimento do canal e do projeto de transposição das águas do Açude Orós para o Açude Feiticeiro, em Jaguaribe.

Os integrantes do Comitê querem conhecer sobre o funcionamento do projeto de transferência de água. Inicialmente, os usuários de água do Açude Orós questionam que o canal provoca desperdício de água, pois há um trecho de 35 km por gravidade e em leito natural do Riacho Feiticeiro, além do não aproveitamento da água ao longo do percurso.

TEMOR


Inaugurado no mês passado, o Sistema de Transposição das Águas do Açude Orós para o Riacho Feiticeiro já é motivo de preocupação para os agropecuaristas e piscicultores da bacia do reservatório. O temor é a redução do nível da água acumulada, que pode afetar unidades produtoras. Integrantes da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe apontam erros estruturais do projeto e reclamam contra o desperdício de água em um percurso de 35 km por leito natural ao longo do Riacho Feiticeiro.

“Não somos contra a adutora, que deve priorizar o abastecimento humano, mas o desperdício de água, que escorre no leito natural de um riacho, perenizando um vale ainda sem projetos de irrigação”, observou o integrante do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Paulo Landim. 

Diário Centro Sul

Nenhum comentário: