quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MPX produzirá 150 MWh de energia solar

Durante os três primeiros meses de operação comercial da usina solar de Tauá, empreendimento da MPX, foi produzida uma média mensal de energia ativa - aquela que gera o funcionamento de equipamentos elétricos e eletrônicos - de 150MWh, o que significa uma capacidade para acionar cinco mil geladeiras.

Localizada no município de mesmo nome, na região dos Inhamuns, sertão do Ceará, a usina tem capacidade instalada inicial de 1 MW, o suficiente para abastecer 1,5 mil famílias, e conta com tecnologia no estado da arte em painéis fotovoltaicos. A usina Solar Tauá recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apoiou o projeto pioneiro no país com um aporte de R$ 1,2 milhão. 

Ampliação da usina

A MPX Tauá recebeu em setembro um time de especialistas em energia solar da GE, dando andamento aos trabalhos para ampliação da capacidade da usina solar. O acordo com a empresa, firmado na ocasião da inauguração da Solar Tauá, prevê que a GE forneça todo o pacote de equipamentos e sistemas de tecnologia fotovoltaica para a duplicação do empreendimento, que chegará a 2 MW de capacidade instalada em 2012. Com a expansão, mais 6,9 mil painéis serão instalados na usina solar. Ao todo, serão 11.580 módulos solares captando a luz e transformando-a em energia elétrica.

A usina Solar Tauá está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de subestação da distribuidora local. Para a segunda fase, a planta do empreendimento já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até 5 MW. O projeto concebido pela MPX para a usina solar chega a 50 MW.

Nenhum comentário: