sábado, 6 de agosto de 2011

PT recua e aprova defesa da liberdade de expressão

A Executiva Nacional do PT aprovou nesta sexta-feira (5), no Rio, resolução defendendo a ampliação da liberdade de expressão no país, numa posição contrária à que o partido tinha no passado, quando chegou a propor o “controle social” da mídia. Texto preliminar elaborado pelos dirigentes petistas pede também a abertura dos arquivos da ditadura.

Sobre a liberdade de expressão e imprensa, o texto petista trata do “novo marco regulatório dos meios de comunicação”, defendendo a posição de “garantir e ampliar as possibilidades de livre expressão do pensamento, repudiar e impedir qualquer tipo de censura e garantir o amplo acesso da população a todos os meios, sobretudo os mais modernos, como a internet”.

O Diretório também aprovou o projeto de reforma política apresentado pelo relator da matéria na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), que veta as doações diretas a partidos e candidatos e cria o financiamento público exclusivo das eleições. O projeto prevê que empresas privadas e estatais doem recursos para um fundo nacional gerido pela Justiça Eleitoral, que também terá financiamento da União.

Nenhum comentário: