terça-feira, 26 de julho de 2011

Transplantes de órgão aumentam 19,96% no Ceará

Clique para Ampliar
Vida nova: agricultor João Ferreira Lemos, 64 anos, recupera-se de transplante de coração realizado há um mês. A intervenção se deve à qualificação dos profissionais de saúde
FOTO: MARÍLIA CAMELO

Há um mês e por um triz, o agricultor João Ferreira Lemos, 64 anos, não perdeu a vida devido a uma cardiopatia dilatada. Hoje, ainda se recuperando de um transplante, dá conselhos e força ao pedreiro José Luiz Franklin, 32 anos, um dos pacientes a de espera por doadores de coração e fígado.

O primeiro, João, contribuiu para novo recorde do Ceará em transplantes de órgãos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), até o último dia 22, o Estado realizou 619 cirurgias contra 516 em igual período do ano passado. Isso representa um aumento de 19,96% no número de procedimentos cirúrgicos.

Enquanto que José Luiz, com um quadro raríssimo de amiloidose cardíaca - doença também conhecida por síndrome do "coração rígido" -, representa novo desafio para a equipe do Hospital de Messejana. A doença do paciente, do município de Porteiras, é a primeira registrada no Ceará e atinge uma em cada dez mil pessoas.

Leia mais...

Nenhum comentário: