domingo, 6 de fevereiro de 2011

Três cidades elegem prefeitos neste domingo

Os eleitores de Conceição do Mato Dentro (MG), Dourados (MS) e Mangaratiba (RJ) vão eleger prefeito e vice-prefeito neste domingo (6). As eleições suplementares foram marcadas para essas cidades porque os prefeitos eleitos em 2008 foram afastados.

Em Conceição do Mato Dentro, o prefeito reeleito em 2008, Breno José de Araújo Costa (DEM), teve o registro de candidatura cassado em maio de 2009 por rejeição de contas públicas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele teria desviado recursos destinados ao Programa de Atendimento aos Desnutridos e às Gestantes de Risco Nutricional para comprar cestas básicas para os moradores de Conceição do Mato Dentro. O ex-prefeito nega as irregularidades.

Os eleitores de Dourados, o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul (139.942 eleitores) vão às urnas neste domingo devido às renúncias do prefeito Ari Artuzi e de seu vice, Carlinhos Cantor, em dezembro de 2010. Os dois foram presos durante a Operação Uragano, da Polícia Federal, realizada em setembro de 2010, por suposto envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos, o que ambos negam.

Em Mangaratiba, o prefeito Aarão de Moura Brito Neto, e seu vice, Marcelo Tenório, foram cassados por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação. Em 7 de abril de 2008, último dia permitido pela legislação eleitoral para a revisão salarial de servidores públicos, o então prefeito enviou à Câmara de Vereadores um projeto de reestruturação de cargos e salários que aumentava em 41,4% os vencimentos de 1.450 servidores municipais.

Nenhum comentário: