A Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará lamenta os comentários sobre o possível envolvimento de advogados na fuga do IPPOO II, na Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde do último sábado (5). O presidente da OAB-CE Valdetário Monteiro disse que a presença de dois advogados no presídio IPPOO II, na hora da fuga dos detentos, foi “uma infeliz coincidência”.
Segundo o presidente, é comum os advogados visitarem seus clientes aos sábados. Por isso, “a OAB sai em de defesa da advocacia criminal”. Ele justificou ainda que os dois advogados estavam na triagem do presídio, quando a fuga aconteceu, ou seja, não chegaram nem a ver seus clientes antes da ação. Então, não poderiam ter envolvimento com o resgate.
O presidente explicou também que a Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE fez visitas a vários presídio no último mês de dezembro e denunciou à imprensa a precariedade da estrutura das unidades do Estado. Valdetário Monteiro diz que além do sistema de câmeras e de raio X do IPPOO II não estar funcionando, o que também “causa estranheza” é o fato dos detentos já estarem com armamento pesado, dentro do presídio.
A fuga foi por volta das 13h45min, do sábado (5). Dez homens em dois automóveis (uma Hilux verde e uma L-200 preta), teriam chegado no IPPOO II para tentar resgatar presos. Um deles se passou por visitante e rendeu dois agentes. Em seguida, outros membros do grupo entraram armados e resgataram dez presos. Houve troca de tiros com os policiais miltares que fazem a segurança do local.
Jangadeiro Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário