terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estado e Município preocupados com novos sintomas da Dengue

Em encontro realizado ontem na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), um número chamou a atenção dos presentes. De acordo com estudo preliminar feito por médico do Hospital São José a partir de casos de dengue assinalados nos últimos anos, 12% das infecções pelo mosquito Aedes aegypti apresentaram quadro de sintomas fora dos comumente previstos. 

Durante reunião com diretores de hospitais de Fortaleza, a qual compareceu o secretário de Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne, alguns desses “sintomas atípicos” foram relacionados. Entre eles, problemas respiratórios, adinamia (falta de disposição), irritabilidade e coma, que, a rigor, extrapolam o quadro característico da dengue clássica. 

Segundo o médico Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Prevenção à Saúde da Sesa, o índice não é oficial, mas aponta para algo intrigante. Afinal, definir o espectro sintomatológico da doença torna-se ainda mais difícil. “É amplo (o quadro), sim. É preocupante a situação”, admitiu Fonsêca. “É mais um alerta. Criança com febre, adinamia, irritabilidade, que tem algo que pareça uma virose qualquer, deve ser levada imediatamente ao hospital”, aconselhou o médico.

Leia mais...

Nenhum comentário: