segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aulas não começaram para estudantes da Urca

Iguatu Ainda não há data definida para o início do semestre letivo nos campi da Universidade Regional do Cariri (Urca), instalados nesta cidade e também em Campos Sales. Milhares de alunos vivem a expectativa de que as aulas possam começar no próximo dia 14 de março. O impasse foi debatido, recentemente, entre professores, alunos e representantes da Reitoria. Durante o encontro, houve esclarecimentos sobre os problemas acerca da modalidade de financiamento das duas unidades de ensino universitário. 
 
Amanhã, a direção local do campus da Urca vai manter contatos com deputados estaduais com o objetivo de sensibilizar os parlamentares para aprovação com urgência de uma lei que autorize o Governo do Estado a repassar recursos para fundações, possibilitando a manutenção dos campi, pagamento de professores, e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Após a gratuidade concedida aos alunos da Urca dos campi de Iguatu e Campos Sales, em 2008, foi implantado um modelo de financiamento por meio de bolsas de estudo. Os alunos recebem os recursos diretamente do Estado em uma conta bancária e automaticamente transferem para a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), que faz o pagamento das despesas de manutenção e pagamento de salários de docentes e funcionários.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) considerou irregular esse modelo de financiamento e gestão financeira, desde dezembro de 2009. Ao longo do ano passado, concedeu cinco prazos para que o Estado encontrasse uma alternativa. Em dezembro de 2010, por unanimidade, os conselheiros do TCE decidiram não conceder mais prorrogação de prazo e determinaram a suspensão das bolsas a partir de janeiro de 2011, sob risco de julgamento irregular na prestação de contas.

O diretor do campus da Urca, em Iguatu, Ivo Ferreira, informou que o governador Cid Gomes já enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza o repasse de recursos para a Fundetec. "Vamos solicitar aos deputados a aprovação urgente dessa lei", disse. "Nós também vamos pedir um prazo extra ao TCE, até aprovação da matéria".

MAIS INFORMAÇÕES
Campus da Universidade do Cariri (Urca) de Iguatu
Rua Evaldo Gouveia, S/N
Telefone: (88) 3581.3552

Nenhum comentário: