Transporte de 1,2 milhão de passageiros por mês de 139 municípios cearenses em 740 vans que vão operar 164 linhas. É a capacidade das 27 cooperativas vencedores do processo licitatório que já estão aptas a operar o sistema de transporte alternativo complementar no Interior. A ordem de serviço para o início das operações foi assinada ontem pelo governador Cid Gomes. Antes, a maioria das vans fazia o transporte clandestino.
Na solenidade, ontem à tarde, no Palácio Iracema, Cid Gomes lembrou que o Ceará é pioneiro na regulamentação do transporte alternativo complementar. Até a assinatura da ordem de serviço, poucas linhas eram regulamentadas, apenas para municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, como Maracanaú e a região do Maciço de Baturité.
O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), João Pupo, disse que as novas linhas do transporte alternativo complementar intermunicipal (vans) geram cerca de 2.200 empregos diretos. Explicou que o novo serviço vai ordenar o setor. Significa o fim dos transportes clandestinos ou piratas que colocavam em risco a vida dos usuários.
O governador Cid Gomes lembrou que a lei está sendo cumprida com a regularização do sistema complementar e os passageiros passam a contar, desde ontem, quando teve início a operação, com veículos novos, climatizados e seguros.
Os representantes das 27 cooperativas que venceram o processo licitatório terão contratos de seis anos para operar as linhas e poderão renovar por mais seis anos. Segundo o presidente da Cooprecensul, Antônio Valdenilson da Costa, as 96 vans da cooperativa são para atender aos usuários dos municípios da Região Centro-Sul e Sul do Estado. “Foi muito bom o que o governo do Estado fez, pois diminui muito o transporte alternativo clandestino. Muitos que trabalham de forma ilegal já estão parando e procurando a regularização”, disse Antônio.
As tarifas do transporte complementar (vans) variam de R$ 1 a R$ 15, de acordo com a rota a ser seguida.
ROTAS ATENDIDAS
Coopttrece - Apuiarés, Gal Sampaio, Itapajé, Itapipoca, Paracuru , Pentecoste, S.L.do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama .
Cooprecensul - Cedro, Icó, Iguatu, Orós e Umari. Aiuaba, Campos Sales, Cariús, Iguatu, Jucás, Saboeiro e Tarrafas. Acopiara, Catarina, Iguatu, Mombaça, Piquet Carneiro e Quixelô. Cedro, Granjeiro, Iguatu, lavras da Mangabeira e Várzea Alegre.
Cooptranscrat - Ararendá, Crateús, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Poranga, M.Tabosa, Nova Russas e Tamboril.
Coopfornorte - Forquilha, Groaíras, Irauçuba e Sobral. Catunda, Hidrolândia, Santa Quitéria e Sobral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário