terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estação ferroviária em Iguatu completa 100 anos


Neste fim de semana, em uma cerimônia simples, realizada na plataforma da estação ferroviária, foram comemorados 100 anos da chegada da ferrovia a esta cidade. Após discursos que lembraram o marco histórico e a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento local, foi servido café da manhã.

A solenidade foi marcada por momentos de emoção, saudades e esperança de reativação do transporte ferroviário de passageiros. O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, lembrou que a administração municipal tem um projeto de implantação de novos trens ligando os distritos de Suassurana e José de Alencar à sede, a exemplo do que ocorre entre as cidades de Crato e Juazeiro. "O nosso desejo é oferecer à população um transporte moderno e econômico, aproveitando a infraestrutura ferroviária", frisou.

O gestor municipal também lembrou a expectativa da chegada da Transnordestina, que vai passar pelo Município, impulsionando o transporte de carga e ligando várias capitais da região. "A nossa história e o nosso crescimento estão ligados diretamente à ferrovia", observou Agenor Neto.

A estação ferroviária foi inaugurada em 5 de novembro de 1910. O estudante de História, da UVA, Michel Prudêncio, produziu um documentário e promoveu uma exposição fotográfica sobre a ferrovia com o tema "100 trilhos", numa referência ao centenário da estrada de ferro e à atual falta de transporte ferroviário de passageiros. O vídeo será exibido em escolas da rede pública.

Diário do Nordeste
Honório Barbosa

Nenhum comentário: