A quantidade de ocorrências de queimadas em vegetação atendidas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará nos três primeiros meses do segundo semestre deste ano é maior do que todo o ano passado. Os dados dos bombeiros mostram que de julho a setembro de 2010 foram registrados 1.505 chamados. Já de janeiro a dezembro de 2009 foram 1.307 ocorrências.
Este aumento deve-se à escassez de chuva, à força dos ventos, ao mato seco e ao manejo agrícola inadequado. Na tentativa de minimizar os efeitos dos incêndios 20 equipes do Corpo do Bombeiros que fazem parte da Operação de Combate às Queimadas encontram-se espalhadas pelo Estado.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel João Vasconcelos, as equipes atendem especificamente os casos de queimadas em vegetação. O efetivo tenta diminuir os efeitos dos focos de incêndios nas regiões Norte e Ibiapina (Sobral), Inhamuns (Tauá), Sertão Central (Quixeramobim e General Sampaio), Cariri (Crato e Juazeiro do Norte) e Centro Sul (Iguatu e Acopiara).
Nenhum comentário:
Postar um comentário