sábado, 16 de outubro de 2010

Açudes reservam apenas 62% do volume total

Iguatu. O nível médio de acúmulo de água nos açudes das 11 bacias hidrográficas do Ceará é de 62,6%. Nos pequenos reservatórios, os recursos hídricos são suficientes até o término da estiagem, de acordo com estimativa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 

No comparativo de maio com outubro, todas as bacias hidrográficas apresentam queda. Mesmo assim, a Cogerh avalia a situação como boa e acredita que a reserva hídrica permite enfrentar mais três anos de inverno abaixo da média. 

No entanto, já na estiagem deste segundo semestre, as comunidades da zona rural reclamam da dificuldade de abastecimento, ainda mais com a Operação Pipa limitada.

Neste ano, na ampla maioria dos reservatórios, não houve recarga de água e apenas cinco transbordaram. Diferente do ano passado, quando 117 açudes sangraram, de um total de 133 monitorados pela Cogerh. 

Em 2009, o acúmulo médio de água nos reservatórios foi de 96%. A realidade atual é consequência  da estiagem que, mais uma vez, castiga o sertão cearense e se arrasta desde março passado.

Nenhum comentário: