quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Projeto une sabor e ritmo nordestinos


Iguatu. Além dos tradicionais e reconhecidos gritos dos vendedores para chamar a atenção dos consumidores, um novo som ecoa nas manhãs de sábado, na feira livre, no Centro desta cidade. Sanfoneiros, violeiros, poetas populares e, também, músicos locais cantam e tocam ritmos variados da cultura cearense. É o Projeto Baião na Feira, que traz animação e abre espaço de apresentação para os artistas.

A feira livre é um espaço que reúne produtos diversos. Cereais, grãos, tempero, frutas, verduras, peixe fresco, remédios caseiros, roupas, calçados, confecções e cerâmica. Do feijão ao tempero rústico, da fruta da época à oriunda de outras regiões. Do calçado de borracha ao chinelo de couro. São mercadorias e opções variadas para os consumidores.

E quando a mistura é de ritmos, em que se destaca o autêntico forró pé-de-serra, passando pelo repente, pelo desafio das violas e pelos gritos do aboio ao anunciar os artistas populares, o espaço de arte e cultura fica ainda mais animado. A festa popular está completa. Este é o objetivo do Projeto Baião na Feira, que acontece no último sábado de cada mês.

Nenhum comentário: