domingo, 11 de julho de 2010

Vettel erra, e Webber vence fácil o GP da Inglaterra



O australiano Mark Webber, da Red Bull, venceu de forma tranquila o GP da Inglaterra de Fórmula 1, em Silverstone, neste domingo (11), e voltou a se aproximar da liderança do Mundial de Pilotos. O melhor brasileiro foi Rubens Barrichello (Williams), quinto colocado.

O líder do campeonato ainda é Lewis Hamilton (McLaren), que ficou em segundo na corrida, com 145 pontos. Jenson Button, com a outra McLaren, se recuperou da 14ª posição no grid em Silverstone, terminou em quarto e é o vice-líder (133 pontos).

Com a vitória, Webber chegou a 128 pontos, sete a mais do que Sebastian Vettel, também da Red Bull. Vettel saiu da pole position, mas errou novamente na largada e terminou na sétima colocação, após fazer várias ultrapassagens ao longo da corrida.

Nico Rosberg (Mercedes) completou o pódio com a terceira posição e tem 90 pontos, ocupando a sexta colocação na tabela.

A Ferrari praticamente saiu da briga pelo título. Fernando Alonso saiu em terceiro, mas largou mal, teve problemas com Felipe Massa e Vitantonio Liuzzi (Force India), foi punido por uma ultrapassagem em Robert Kubica (Renault) e terminou apenas em 14º. Agora, está em quinto, a 47 pontos do líder Hamilton no Mundial.

Massa, que saiu em sétimo, foi ainda pior. Apesar de ter largado bem, tocou no carro de Alonso na primeira volta e teve que ir para os boxes, comprometendo sua corrida.

Depois, sofreu novamente com um furo no pneu, chegou a sair da pista e parou novamente nos pits, já na parte final da prova. Terminou em 15º, ficando longe dos pontos e sem chance de melhorar a oitava colocação no Mundial (67 pontos).

Quem se aproveitou dos erros dos primeiros colocados foi Rubens Barrichello, que levou a mediana Williams para a quinta posição, atrás apenas de uma Red Bull, duas McLaren e uma Mercedes. Com dez pontos conquistados, chegou a 29 no campeonato - está em 11º.

Outro que terminou bem foi o japonês Kamui Kobayashi (Sauber), sexto na corrida e 12º no Mundial (15 pontos). Adrian Sutil (Force India), Michael Schumacher (Mercedes) e Nico Hulkenberg (Williams) completaram a zona de pontos, em oitavo, nono e décimo, respectivamente.

RESULTADO FINAL

POSIÇÃO PILOTO EQUIPE

1 Mark Webber (AUS/RBR-Renault)
2 Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
3 Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
4 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
5 R. Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)
6 Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
7 Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
8 Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
9 M. Schumacher (ALE/Mercedes)
10 Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth)
11 Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)
12 Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari)
13 Vitaly Petrov (RUS/Renault)
14 Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
15 Felipe Massa (BRA/Ferrari)
16 Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)
17 Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)
18 Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth)
19 Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth)
20 Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth)

Nenhum comentário: