segunda-feira, 26 de julho de 2010

MPE/CE recomenda aos partidos não usem, nas propagandas políticas, imagens de presos e pacientes sem autorização

O Ministério Público Eleitoral recomendou aos partidos políticos que se abstenham de capturar imagens e falas de presos e pacientes para utilização nos respectivos programas eleitorais no rádio e televisão, sem que haja prévio, livre e informado consentimento daqueles que terão suas imagens ou falas inseridos nas propagandas políticas.

O procurador regional eleitoral auxiliar Márcio Andrade Torres explica na recomendação que, apesar de serem os hospitais públicos e estabelecimentos prisionais lugares públicos, regidos pelo princípio da publicidade, os pacientes e presos não devem ser filmados ou terem as falas gravadas sem autorização. Eles devem ser preservados em função do direito à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem, na forma do inciso X do artigo 5º da Constituição Federal.

A recomendação foi encaminhada a todos os partidos políticos com candidatos que tenham obtido registro perante o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Eles têm o prazo de cinco dias para manifestação de seu cumprimento espontâneo.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

Nenhum comentário: