quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vírus ameaça saúde de bebês prematuros em período chuvoso

O período de chuvas no Nordeste traz perigos à saúde humana, em especial, a proliferação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por doenças respiratórias em bebês menores de dois anos, principalmente recém-nascidos prematuros.

O vírus, que provoca bronquiolites, não tem vacina preventiva no Ceará, e cerca de 60% das crianças infectadas têm sibilância recorrente, ou seja, cansaço e sintomas de asma até os quatro anos de idade.

A pneumologista do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Mara Cristina Colho Silva, afirmou que o vírus é de fácil transmissão e que representa a principal causa de internações de crianças até dois anos. “O vírus é sazonal, quanto mais chuva, mais proliferação. O VSR é típico de climas frios e úmidos. A gravidade é maior em bebês com problemas cardíacos e respiratórios”, explicou.

O começo da doença dá-se com picos de febre, coriza, tosse, espirros e chiados no peito. “Quando é temporada de VSR, os casos aumentam consideravelmente, o HIAS chega a ter, mensalmente, cerca de 10 internações por causa do vírus”, ressaltou a médica.

Nenhum comentário: