sexta-feira, 4 de junho de 2010

TILÁPIAS DO ORÓS: Criação de peixe em cativeiro


A criação de tilápia em gaiolas nos açudes públicos da região Centro-Sul representa uma importante fonte de renda para cerca de 500 famílias. Seis anos após a instalação das primeiras unidades no Açude Orós, a atividade cresceu consideravelmente e permanece em expansão. A produção regional estimada é de 150 toneladas por mês. Uma característica marcante é que o trabalho é feito de maneira associativa.

Em 2004, na bacia do Açude Orós, foram instaladas 20 gaiolas na localidade de Jurema e na sede do município. Os dois projetos experimentais reuniram dois grupos de dez famílias, financiados pelo Ministério da Integração Nacional por meio do Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda (Pronager). A experiência deu certo.

Seis anos depois, o número de gaiolas saltou de 20 para 3.200 e o Açude Orós hoje é um dos maiores produtores de tilápia do Ceará. Atualmente, são nove comunidades que têm unidades de produção, beneficiando 350 famílias. Na região Centro-Sul, há associações em Cedro, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira.

Nenhum comentário: