sexta-feira, 11 de junho de 2010

Seca verde: Oito municípios aguardam homologação da emergência

Iguatu. Oito municípios no Ceará já decretaram estado de emergência em face da seca verde que provocou queda elevada na produção agrícola de sequeiro e escassez de água para abastecimento das famílias de áreas rurais. Os decretos já foram encaminhados para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e aguardam homologação por parte do órgão. Esse número deve aumentar nos próximos dias porque a situação no campo piora a cada semana.

Mais uma vez o sertão cearense sofre com a seca. As chuvas ficaram bem abaixo da média. A lavoura de sequeiro (aquela que depende das chuvas) de milho e de feijão foi a mais afetada. No sertão, o verde da mata e do plantio, nesta época do ano, confunde o visitante. Mas quem se aproxima das roças percebe que os grãos não germinaram e a queda da safra em muitos municípios chega a 80%.

Até ontem, a Cedec recebeu decretos de emergência de Acopiara, Alto Santo, Boa Viagem, Mombaça, Jati, Monsenhor Tabosa, Tauá e Canindé. "Esse número deve aumentar", prevê o coordenador Executivo da Defesa Civil, no Ceará, coronel William Lopes. "Há vários municípios afetados com a estiagem e a situação é crítica".

Leia mais...

Nenhum comentário: