sábado, 5 de junho de 2010

Programa Madrinhas do Desenvolvimento Infantil será tema de discussão na Assembléia Legislativa

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira (07/06), às 14 horas, no Complexo das Comissões, audiência pública para debater o tema Assistência Psicossocial à Primeira Infância, com ênfase no programa Madrinha do Desenvolvimento Infantil. A solicitação foi feita pela presidente da Comissão, deputada Lívia Arruda (PMDB).

O projeto Madrinha do Desenvolvimento Infantil, que foi lançado este ano em Iguatu, tem o objetivo de ampliar a rede de proteção social e complementar as ações empreendidas pelo Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (Padin).

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social daquele Município, tem a finalidade de desenvolver ações que visem atender às necessidades básicas das crianças de 0 a seis anos de idade, onde as 12 pessoas (madrinhas) escolhidas farão um acompanhamento complementar, quase diário, nos aspectos do desenvolvimento da saúde, educação e lazer, para as crianças residentes em localidades carentes alcançadas pelo Programa.

Para expor o projeto, estará presente a audiência o coordenador do Padin, Éritron Araújo, além de psicólogos e pedagogos que participam dele. Lançado em junho de 2009, a ideia básica do Programa Padin é melhorar a qualidade do atendimento de crianças que estão na primeira infância, para um completo desenvolvimento mental, físico e social.

REPI

A audiência pública servirá ainda de referência para ampliar a Rede da Primeira Infância do Estado do Ceará (Repi-CE), fundada em 2008, que tem como objetivo articular ONGs e sociedade para fomentar a elaboração, implementação, execução orçamentária, aprimoramento, monitoramento, avaliação e disseminação de políticas públicas estaduais e municipais da primeira infância. A Repi foi lançada em 2009, durante audiência pública realizada pela Comissão da Infância e Adolescência da Casa.
 
Coordenadoria de Comunicação Social
Assembléia Legislativa

Nenhum comentário: