sábado, 26 de junho de 2010

Iguatu Festeiro termina de hoje para amanhã


Iguatu. Desde o dia 19, esta cidade vive o clima das festas juninas, com a abertura da quinta edição do Iguatu Festeiro, que neste ano homenageia os agricultores. O evento social e cultural é o maior do Centro-Sul e prossegue até amanhã, com shows e apresentações de 35 quadrilhas de 11 Estados, inscritas na disputa pela premiação de R$ 40 mil.

Os brincantes ficam na pista de dança até as 6 horas da manhã do domingo. Entre os brincantes das quadrilhas juninas que disputam o evento, o clima é de emoção.

Criatividade, composições próprias, roupas elegantes, coloridas e bonitas são características de cada grupo. As danças são desenvolvidas em ritmo acelerado, numa coreografia agitada e de evolução constante que prende a atenção do público que lota as arquibancadas. Há grupos que estão há mais de 20 anos ativos e mantém a tradição.

A maioria sempre traz a pista de apresentações temáticas ligadas ao sertão, a luta do sertanejo, o campo, o plantio, o amor, e sempre aparecem homenagens ao forró original de Luiz Gonzaga.

As apresentações das quadrilhas começam às 18 horas e se estendem até as 22 horas. A entrada é fraca e a festa acontece na Avenida Perimetral, no Bairro Esplanada, onde foram instaladas dezenas de barracas, dois palcos, arquibancadas, uma cidade cinematográfica e uma casa do sertanejo que recebe centenas de visitantes.

O Iguatu Festeiro é considerado a maior festa popular da região Centro-Sul e um dos maiores festivais de quadrilhas juninas do Ceará. A realização é da Prefeitura de Iguatu, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado.

Hoje, tem forró Real e Moleka sem Vergonha. O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, destacou a participação de dezenas de jovens brincantes nas quadrilhas oriundas de 11 Estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. "O nosso objetivo é promover a cultura das festas juninas, oferecendo oportunidades de lazer", frisou.

Além das quadrilhas, adolescentes que participam de projetos sociais do Município têm oportunidades de se apresentarem com números de danças regionais, na pista do Iguatu Festeiro. O evento também aquece a economia local, oferecendo oportunidades de trabalho para vários profissionais.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: