terça-feira, 22 de junho de 2010

Sem "camaradagem", Uruguai bate México e deve fugir da Argentina


Quem esperava um "jogo de compadres" entre México e Uruguai no encerramento do Grupo A da Copa do Mundo de 2010 se surpreendeu. Nesta terça-feira, ambos partiram ao ataque buscando a vitória, que ao final veio por 1 a 0 em favor dos sul-americanos, graças ao artilheiro Luis Suárez. Mesmo derrotados, os mexicanos também chegaram às oitavas de final.
Uruguaios e mexicanos chegaram à terceira rodada dividindo a liderança da chave com quatro pontos. Como África do Sul e França, que jogaram no mesmo horário, somavam um cada, um simples empate classificava as seleções da América. 

Mesmo assim, ninguém se contentou com o placar de 0 a 0 e já nos primeiros 20 minutos de partida pelo menos cinco boas chances de gol foram criadas. O motivo era bastante simples: uma vitória significava um emparceiramento mais fácil nas oitavas de final, fugindo da Argentina para encontrar o segundo colocado do Grupo B, que deve ser Coreia do Sul, Grécia ou Nigéria. 

O empate mantinha o Uruguai na liderança devido ao saldo de gols, e a equipe tratou de ampliar sua vantagem aos 42min do primeiro tempo, ao fazer 1 a 0 com Suárez. 

O resultado chegou a deixar nervoso o México, que na segunda etapa buscou a igualdade ao se lançar com três atacantes e apenas três zagueiros. Aos 26min, no entanto, a torcida pôde respirar tranquila no Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, comemorando o gol de Florent Malouda para França, que deixou o time verde bem mais perto da próxima fase. 

Renascendo, o Uruguai chega às oitavas de uma Copa pela primeira vez desde 1990, após ser eliminado já na primeira fase em 2002. A seleção não vencia duas partidas seguidas em uma competição desse nível desde 1954 e passou de forma inédita por uma fase de grupos sem levar gols. 

Já o México deve reencontrar a Argentina, que pode até perder por dois gols de diferença para a Grécia nesta terça-feira (desde que a Coreia do Sul não goleie a Nigéria) e mesmo assim terminará em primeiro no Grupo B. Em 2006, os argentinos levaram a melhor na abertura do mata-mata por 2 a 1.

Nenhum comentário: