segunda-feira, 3 de maio de 2010

Em plebiscito, moradores da região fronteiriça entre Ceará e Piauí vão decidir a qual estado pertencem


Moradores de treze municípios localizados na divisa do Ceará com o Piauí vão decidir em plebiscito, nas próximas eleições, a qual estado pertencem.  A decisão foi tomada depois de debates entre os governos cearense e piauiense e tenta resolver uma série de problemas gerados pela imprecisão dos limites das cidades.
A proposta já foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal. Antes de ir a plenário, a matéria deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

A primeira proposta apresentada pela Assembleia Legislativa do Piauí, reivindicava o domínio de 60% dos terrenos envolvidos na disputa. Quase 25 mil quilômetros de terra do Ceará seriam cedidos ao Piauí. Mas a Câmara dos Deputados mudou as regras do projeto e determinou que os moradores das áreas localizadas na divisa entre os dois estados vão decidir no voto.

População

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que cerca de 8 mil pessoas vivem nas áreas fronteiriças entre Ceará e Piauí, em um espaço estimado em 3 mil km². 

No Ceará, os municípios que fazem divisa com o Piauí são: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal, Iporanga.

Nenhum comentário: