segunda-feira, 8 de março de 2010

Leis do Trânsito são desrespeitadas na região Centro Sul


Iguatu Na região Centro-Sul, apenas esta cidade tem de forma efetiva o serviço municipalizado de trânsito. É a única que exige o uso de capacete para motociclista e garupeiro. Nos demais municípios, não há fiscalização, nem aplicação de multas. Quem percorre esses centros urbanos depara-se com o desrespeito às leis do trânsito. Os condutores trafegam na contramão, estacionam livremente e é comum quatro ou até cinco pessoas, pais e filhos, numa mesma moto.

O Código Brasileiro de Trânsito entrou em vigor há mais de uma década, mas a municipalização de trânsito prevista na legislação ainda está longe de acontecer na maioria dos municípios do Interior. A falta de vontade política seria o principal obstáculo para a efetivação de uma gestão de trânsito municipal, de acordo com avaliações de autoridades do Judiciário. Os prefeitos temem perder eleitores em face da aplicação de multas.

Quem anda pelas ruas da cidade de Icó percebe com facilidade o vai-e-vem de motociclistas sem o uso do capacete. É comum em uma mesma moto, duas ou três pessoas e às vezes até quatro. Adultos costumam levar crianças de colo. A maioria dos condutores reconhece que o equipamento dá maior proteção, mas enquanto não há exigência, prefere não utilizá-lo no dia a dia.
 

Nenhum comentário: