sexta-feira, 26 de março de 2010

Juazeiro do Norte: Será que vai dar samba?


Um investimento do Governo do Estado estimado em R$ 4 milhões pode colocar o centenário da emancipação de Juazeiro do Norte como tema da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis. A austeridade do padre e primeiro prefeito da cidade Cícero Romão Batista pode vestir as alegorias de Alexandre Louzada no próximo Carnaval. No final da semana passada, o carnavalesco desembarcou em Fortaleza para conversas sobre o enredo da maior campeã dos carnavais do Rio de Janeiro.

“Eu me apaixonei não só por Fortaleza, mas pela ideia do tema que abordaria a região do Cariri, a reunião de artistas que trabalham na região, a questão da fé. Eu achei bem bacana.”, disse Alexandre, que há 5 anos faz os carnavais da Beija Flor, depois de já ter passado por escolas como Mangueira e Vila Isabel em mais de duas décadas de carreira. 

Louzada passou três dias na Cidade, recepcionado pelo cabeleireiro, Marcos Antonio Oliveira, 52. Destaque há 25 anos da Beija Flor, Marquinhos lançou a ideia para a escola e articulou o contato com o Governo do Estado. “Tenho uma boa relação com algumas pessoas que tem poder político e essas pessoas se interessaram”, disse. O contato direto foi com o Secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, que se reuniu na semana passada com os representantes da escola.

Cariri

O projeto de Marquinhos de transformar seu Estado natal em tema da escola de samba começou a se concretizar há três anos e ganhou força depois que os dois lados confirmaram o interesse. Em novembro do ano passado, durante oficinas para integrantes de maracatus e escolas de samba de Fortaleza, um grupo de carnavalescos da Beija Flor conheceu a cidade e pode visitar o Cariri. “Eles saíram de lá sem acreditar no que viam em termo de força cultural e fé”, relata Marquinhos. 

Nenhum comentário: