segunda-feira, 29 de março de 2010

Escritor acopiarense, Haroldo Felinto, lança livro "Contos Matutos" em Fortaleza

Um dia, o escritor peruano Mario Vargas Llosa recebeu um telefonema um tanto inusitado. Do outro lado da linha, um homem se identificava como Pantaleão Pantoja, protagonista de um dos livros que escrevera e que, não se sabe como, tomara forma e feição no que se costuma chamar de mundo real. Mas, de acordo com Haroldo Felinto, os personagens de seu livro "Contos Matutos", que será lançado no próximo dia 11, em Fortaleza, durante a Bienal Internacional do Livro, refletem o típico matuto sertanejo, com quem tanto conviveu no distrito de Trussu (município de Acopiara), onde nasceu e se criou.

São exemplos que mostram que os limites entre o real e o ficcional não são tão bem delimitados, permitindo intercâmbios: tem história inventada que é tão certa quanto aquilo que se vive, e tem situações da vida tão estranhas e complexas que mais parecem ter saído da imaginação. 

Neste caso, aquilo que o escritor considera a realidade sertaneja, vivida, ganha a ficção, no registro de papel que permite enganar o tempo e o esquecimento.

Leia mais...

Nenhum comentário: