segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Projeto da Funasa beneficia moradores do município de Quixelô

No município de Quixelô, localizado na região Centro-Sul do Ceará, estão sendo construídas casas populares em substituição às antigas moradias de taipa, para beneficiar famílias da zona rural. A iniciativa que prevê a construção de 100 unidades é uma parceira entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em parceria com a Prefeitura Municipal. O objetivo do projeto é prevenir a Doença de Chagas, eliminando focos do inseto conhecido por barbeiro, que é o causador da doença.

Ao todo, 12 casas já foram concluídas e mais 15 estão em curso. As unidades iniciais estão em construção na localidade de Chapada. As obras começaram em agosto de 2009. Os operários trabalham em ritmo acelerado. De acordo com o encarregado das obras, Raimundo Nonato de Oliveira, até fevereiro, serão construídas mais 18 casas. “Esse é um projeto importante para a comunidade”, concluiu.

As novas casas de alvenaria construídas em Chapada têm piso em cimento, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades são construídas ao lado das antigas habitações de taipa, assim as famílias não precisam se mudar para outros locais. Já as construções de taipa são destruídas com o objetivo de evitar que outras famílias passem a morar nas velhas unidades.

Além da Chapada, outras comunidades serão beneficiadas: Bandeira, Salsa, Mulungu, Boa Vista, Córrego, Recanto e Anjicos. Serão investidos na construção das moradias populares R$ 753 mil, segundo informações da secretaria de Infraestrutura do município. Em contrapartida a Prefeitura investiu R$ 50 mil.

Nenhum comentário: