sábado, 8 de agosto de 2009

Festejando com saúde: Projeto incentiva aleitamento em Iguatu

Uma idéia simples e festiva conseguiu ampliar os índices de aleitamento materno e reduzir a taxa de mortalidade infantil na unidade do Programa Saúde da Família (PSF), no bairro Veneza, nesta cidade. É o Projeto Festejando com Saúde, uma idéia pioneira, no Centro-Sul, que deu certo e já colhe os primeiros resultados. Aumentou a freqüência das mães ao posto, criou um círculo de amizade, favoreceu as visitas domiciliares dos profissionais e houve melhor aceitação das informações de educação em saúde.

O Projeto foi implantado em março de 2007. Nesse período não houve registro de nenhum óbito em criança menor de um ano, na comunidade, não há desnutridos e ampliou-se o prazo o aleitamento materno. Trimestralmente, o posto comemora o aniversário de um ano das crianças atendidas. Essa celebração une as famílias e serve também para comemorar o êxito do trabalho dos profissionais de saúde da unidade do PSF, do bairro Veneza.

Nenhum comentário: