A Câmara Municipal de Acopiara aprovou semana passada Projeto de Lei de iniciativa do Executivo, fundamentado pelo Sindicato dos Servidores Públicos criando o Sistema Municipal de Previdência.
Com a aprovação do projeto o dinheiro das contribuições de empregados e empregador, será administrado por um conselho composto por representantes do executivo, da câmara de vereadores e dos funcionários.
A manobra feita pelo legislativo acopiarense em aprovar esse projeto pode trazer uma série de transtornos para o funcionalismo público na hora de requerer sua aposentadoria.
No Brasil existem casos comprovados de municípios falidos, de prefeitos que em campanhas eleitorais “tomam emprestados” as verbas desse fundo municipal e nunca os devolvem, dentre outras aberrações.
Vereadores que votaram a favor
Elias Mandu
Cicero Ramos
Sheila Diniz
Raimundo Morais
Morerinha
Cá pra nós
A Prefeitura de Acopiara sempre arrecadou a contribuição do funcionalismo, no entanto, deve mais de 10 milhões de reais a previdência, o que significa dizer, que o dinheiro do contribuinte foi descontado e não depositado.
Para onde foi esse dinheiro?
Ei, ei...
Em tempo
O deputado Artur Bruno (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, cobrou, na sessão plenária desta sexta-feira (14/08), uma maior fiscalização por parte do Ministério da Previdência Social, do Ministério Público e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em 33 municípios cearenses que contam com um sistema previdenciário próprio. “Dos 37 municípios que tem sua previdência própria, 33 estão, de alguma forma, descumprindo a legislação, trazendo prejuízo aos servidores, aos aposentados e pensionistas”, disse o deputado.
10 comentários:
NAO TENHO NADA NAO,ESSE PESSOAL AI DO SINDICATO DEPOIS VAI RECLAMAR,
1-SHEILA REALIZA SEU SONHO.QUANDO ERA PREFEITA TEVE ESSE MESMO PENSAMENTO TEVE O APOIA DO CICINHO ESSE SABIO DE LEIS ,ACOPIARA ESTA DE PARABENS ....VALEU VEREADORES...COM ESSA CAMARA MIM AREPENDO NAO TER VOTADO NO ZE CARLOS OU NO DR ROGERIO...MAIS VAMOS PRA FRENTE..TU VAI PAGA ...acopiara
Sheila e Cicinho? Eu pensei que esse povo era oposição! Pelo que estou vendo, e pelo andar da carruagem a oposição de Acopiara em 2012 será só o médico Vilmar se escondendo em Fortaleza e Lindomar sendo besta na internet e bradando sozinho pelos cantos! DANDO A UNHADA E ESCONDENDO A UNHA (CRITICANDO E SE ESCONDENDO NO IGUATU)!
O projeto é bom. Será que só quem tem ideias boas é esta oposição de nada. Vejamos, se tivessem razão já teriam ganho as eleições e não perdido por mais de 2 mil.Caiam na real,.
EU NÃO SEI SE ELOGIO OU CRITICO O LINDOMAR.
SÓ ELE QUE TEM CORAGEM PARA DENUNCIAR ESTAS COISAS AÍ DE ACOPIARA.
QUE DIZER CARO ANONIMO 2 TRABALHA E escondendo...cho que voce nunca precisou do medico e amigo vilmar,mais pela as tuas palavra sei de familiares seus que ele ja salvou ok...a sheila e a lider do prefeito ou e o elias???
e caro lindomar acho q sua oposiçaõ q vc ta fazendo nao ta tendo exito nao ate seus amigos s e q vc ainda tem aqui em acopiara tao le malhando ou sera q vc so tem amigos nao igautu ei cara se candidata a vereador q eu vou no cicero ramos e dou 1000 de maioria so la nos moreira onde mora ou morava sei la
Prezado Lindomar e leitores do seu Blog.
Sempre que possível venho aqui saber de informações da nossa querida Acopiara. Permita-me, sem ofensas, deixar minha critica construtiva a você, até pela amizade e laços de fraternidade que nos fazem verdadeiros irmãos, mas há muito radicalismo em suas observações contra a administração acopiarense. É um direito que lhe assiste, contudo, pode perder consistência pela forma permanente com que faz.
Em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearense a Previdência é Municipal. Houve um amplo debate com a população, funcionários, vereadores e hoje é reconhecida como eficaz. Nem mesmo uma experiência anterior em que comprovadamente houve desvio de recursos fez com que servidores rejeitassem radicalmente a proposta. Há um núcleo gestor formado pelo sindicato dos servidores, Câmara e administração com prestação de contas e mais de 60% aprovam o novo sistema.
Lembro, apenas a título de ilustração, que diversos funcionários já foram aposentados com a nova modalidade e sem nenhum prejuízo pelo tempo de serviço ou idade. O débito existente com a Previdência Social foi renegociado e está sendo pago sem prejuízos de bloqueio nas cotas do FPM como acontecia antes da mudança. O mais interessante é que a criação ocorreu na gestão de Raimundo Macedo, na época PSDB e hoje continua na administração do petista Manoel Santana. Não houve efeito de continuidade. Se fosse realmente prejudicial, a PREVJUNO, elementarmente que o novo Governo abriria mão da modalidade.
É preciso repensar Acopiara, mas de forma madura, sem provincianismo e você, meu dileto amigo, até por ter seu nome lembrado como pré-candidato, tem a obrigação de pensar diferente e coerentemente criticar, mas sem radicalismo. Por exemplo, você diz que existe um débito de R$ 10 milhões de Acopiara junto a Previdência, mas deixa subtendido como se fosse apenas responsabilidade do atual prefeito (Antonio Almeida). Antecipo que aqui não vai nenhuma defesa a ele, sou até crítico de muitas de suas ações, mas na verdade o débito é do município e, por conseguinte de todos os que tiveram a honra e responsabilidade de administrar a “Terra do Lavrador”, assim como ele (Antonio) e ai entenda-se Chico Sobrinho, João Uchoa, Gaspar do Vale, Filipe Almeida e Sheyla Regina, para lembrar os dos últimos 26 anos.
Continua...
Continuação do comentário anterior:
Avalio suas críticas como um zelo excessivo, mas é preciso acompanhar no mínimo de 9 a 12 meses para poder criticar a execução da previdência acopiarense. Como cidadão e admirador de Acopiara, vejo com simpatia a nova modalidade independente de quem esteja à frente da gestão pública.
O momento é de deixar querelas políticas de lado e amadurecer projetos alternativos para que a administração saia da mesmice. Muda-se o gestor, vez por outra, e as práticas continuam a mesma. A paixão política ficando acima da razão administrativa cultivando apenas, em alguns casos, desarmonia entre os amigos, já que esquecem que a política nada mais é que um jogo de interesses.
Acopiara precisa de novos nomes, talvez até dar uma oportunidade ao Wilmar, mas fundamentalmente é necessário que quando o gestor chegar ao comando, advirta seus eleitores para descerem do palanque, arregaçar as mangas e fazer uma administração como o povo de Acopiara, espera, sonha e, fundamentalmente merece. Isso vale para os vencedores e para os vencidos. Não confundamos estratégia para se chegar ao poder, com torcer para que uma administração pública não aconteça. Antes de afundar um projeto político, afunda-se o próprio município.
É Antonio Almeida o prefeito. Se fosse Wilmar, Sheyla, Gaspar, você Lindomar ou o Sebastião Mandú Filho, não importa, teria essa mesma opinião. Não importa o prefeito, o que importa verdadeiramente é o povo e os projetos e políticas públicas que são executados em benefício do mesmo.
Fico feliz que seu blog esteja realmente transformando-se em um fórum de debates dos problemas de Acopiara. Pena que ainda tenhamos tantos comentários à base do anonimato. Isso tira consistência das argumentações. O debate deve ser franco, direto, no campo das idéias, mas fundamentalmente com todos identificando-se até pelo bem da democracia, respeitando idéias à medida que expomos as nossas.
Meu tríplice, respeitoso e fraternal abraço a todos.
Perfeitas colocações, Beto Fernandes. O problema é que não houve em Acopiara um debate amplo sobre o Fundo de Previdência. Outra, não podemos comparar Juazeiro do Norte com Acopiara, nossa terra é pequena e não tem um número de servidores compatível com Juazeiro. Outra, a nossa Administração ainda é provinciana, paternalista, ou seja, ela não é profissionalizada, é composta por gente que não são técnicos nos assuntos a que lhes compete. Acho que o projeto em si é bastante interessante, mas Acopiara não está preparada. Talvez um dia, quando os nossos secretários sejam escolhidos por suas especialidades e competências, não por graus de parentesco, aí sim, Acopiara poderá implantar o regime próprio de previdêcia.
No mais, concordo com o Beto Fernandes.
Rafael do Vale
Meu dileto amigo e irmão Beto Fernandes, muito obrigado pela participação e por sua opinião.
Passamos muito tempo calados e Acopiara perdeu muito com isso.
Não dar mais para suportar tantos desmandos e coisas erradas desse governo.
É o terceiro mandato do atual gestor e ninguém consegue ver algo que marque sua passagem pela prefeitura.
É muito dinheiro jogado pelo ralo e aos poucos, pretendo mostrar isso para a população.
Quanto a criação da Previdência Própria, a Prefeitura de Acopiara perdeu a grande oportunidade de discutir com o funcionalismo e com a sociedade se o melhor caminho seria esse.
Prometeram que antes de aprovarem esse projeto abririam um amplo debate para discussão.
Como isso não ocorreu, fico preocupado, principalmente em relação ao futuro do funcionalismo na hora de requerer o aposento.
E fica o meu repúdio aos vereadores que aprovaram o projeto
sem consultar os servidores.
Fizeram a "coisa" praticamente as escondidas.
Um tríplice e fraternal abraço a você também.
Lindomar Rodrigues.:
Postar um comentário