O governador Cid Gomes inaugura na próxima terça-feira (7) o Núcleo de Perícia Forense da Região Centro-Sul do Estado. Localizado na cidade de Iguatu, o Núcleo Plácido Sobreira Silva funcionará na avenida João Pessoa, 358, Centro. A solenidade está prevista para às 14 horas e terá, além do governador, as presenças do secretário Roberto Monteiro; do Coordenador da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Maximiano Leite Chaves; dos comandantes das demais vinculadas da SSPDS - polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros-, além de autoridades locais.
O Núcleo de Perícia Forense de Iguatu é a quinta unidade da Pefoce no Interior do Estado. Já estão em pleno funcionamento os núcleos localizados em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixeramobim e Canindé. A unidade de Iguatu, a exemplo das demais, conta com atendimento da Perícia Criminal, da Identificação Civil e da Medicina Legal.
O coordenador da Perícia Forense do Ceará, médico legista Maximiano Barbosa Chaves, comemora o feito e afirma que "esse novo empreendimento atenderá uma região inteira, somando mais de 400 mil habitantes". Ele lembra que, com o novo equipamento, as pessoas que por ventura necessitem dos serviços do IML e também os serviços de necropsia realizados em cadáveres, não mais terão que se deslocar para outras regiões distantes das localidades em que residem.
O valor da obra é de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais), além da parte de climatização dos ambientes e tratamento da água, que foi realizada pela Prefeitura Municipal de Iguatu, por meio de uma parceria firmada com o Estado, visando a conclusão do equipamento. O IML dispõe de duas geladeiras e seis mesas para necropsia, sendo dotado ainda de aparelhos de raios-X e central de refrigeração, bem como um moderno sistema de drenagem.
A equipe do Núcleo conta com peritos criminais, legistas, técnicos, digitadores e servidores administrativos, agilizando o atendimento no tocante aos exames cadavéricos resultantes de homicídios, acidentes, mortes indeterminadas, suicídios, etc. além de exames em pessoas vivas (corpo de delito), vítimas de lesão corporal, estupro, dentre outros.
O Núcleo de Perícia Forense de Iguatu também conta com dois veículos novos e modernos: uma Hilux para o deslocamento dos peritos e um veículo para transporte de cadáveres (rabecão), tipo furgão. O secretário Roberto Monteiro enfatiza que a interiorização dos serviços é essencial para que se tenha uma segurança pública eficiente: "estamos levando a polícia científica ao Interior do Estado e ainda este ano o Ronda do Quarteirão chegará às cidades com mais de cem mil habitantes.
Depois será a vez dos municípios cuja população é igual ou superior a 50 mil pessoas". Tão logo seja concluído o Curso de Formação de Soldados do Ronda, serão definidos os efetivos que se deslocarão para as respectivas unidades, juntamente com as viaturas que integrarão os destacamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário