sábado, 18 de abril de 2009

Agricultores pedem inclusão no programa em Iguatu

Cerca de mil produtores rurais realizaram, ontem pela manhã, uma manifestação contra a não inclusão deste e de outros dois municípios da região Centro-Sul no programa Garantia Safra, referente a 2008. O protesto começou em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu.

Depois, os manifestantes seguiram em caminhada pelas ruas do centro da cidade até o escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce). Com discursos e palavras de ordem, os agricultores protestaram e solicitaram do Governo do Estado o pagamento do seguro do Garantia Safra.

Durante o protesto, os produtores rurais mostraram-se indignados com a exclusão de Iguatu do programa. Na região Centro-Sul, Orós e Quixelô também ficaram de fora do Garantia Safra. Nos três municípios, cerca de oito mil agricultores, que deveriam receber o total de R$ 550, foram prejudicados. Os problemas ocorreram por conta da perda da lavoura no ano passado, prejudicada pelo excesso de chuva e pelo alagamento das plantações de milho e feijão.

O pagamento do Seguro Safra já começou a ser realizado em algumas cidades cearenses. De acordo com a Ematerce, em todo o Estado, serão beneficiados 60.389 produtores rurais de 23 municípios. Mas este número pode ser ampliado.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa, contesta o índice de perda de safra encaminhado pela Ematerce ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi de apenas 22%. “Não é justo Iguatu ficar de fora porque o verdadeiro índice de perda do plantio é de 69%”, justifica. “Vamos exigir os nossos direitos”, reforça a presidente.

DN

Nenhum comentário: