
Serão 83 delegados e, pelo menos, 223 novos escrivães, todos concursados.
Segundo o secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, delegado José Nival Freire (foto), ainda esta semana ele estará, pessoalmente, na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e, posteriormente, na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) agilizando os trâmites burocráticos para a convocação, nomeação e posse dos novos profissionais da Polícia Judiciária cearense.Freire explica que, após a conclusão do curso de formação na Academia de Polícia Civil Delegado Wanderley Girão Maia (Apoc), os candidatos aprovados nos dois concursos terão que aguardar os atos administrativos do Estado.
A princípio, a Uece, responsável pela coordenação pedagógica do curso de formação e organizadora da comissão executiva do concurso, fará a revisão e a homologação da classificação dos aprovados na academia. O passo seguinte será a Seplag determinar a elaboração do edital classificatório. Com a publicação do ato no Diário Oficial do Estado, com as assinaturas dos secretários Roberto Monteiro (SSPDS) e Silvana Parente (Seplag), restará a convocação para o exame de saúde e, a seguir a nomeação dos novos policiais.
O superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas, deverá assinar os atos nomeando os profissionais para os cargos em abril.Em Fortaleza, várias delegacias enfrentam dificuldades no funcionamento por conta da falta de escrivães e delegados. Para ao menos diminui os efeitos da ´crise´ de falta de pessoal, a Polícia Civil contratou funcionários terceirizados para o preenchimento de Boletins de Ocorrência (B.O.s) e a expedição de guias. No entanto, o fato vem sendo questionado, juridicamente, pelos sindicatos dos Policiais Civis (Sinpoci) e de delegados (Sindepol).
Em algumas delegacias consideradas pólos plantonistas, a dificuldade de escalar policiais para os plantões noturnos e de fim de semana é tamanha que tornou-se comum tais DPs funcionarem sem delegado. Quando as ocorrências mais graves chegam ali, são imediatamente transferidas para a Central de Flagrantes, que funciona na sede da Polícia Civil (Centro).
Em tempo
Segundo o radialista Pinheirinho, da rádio Liberdade AM, do total de 83 delegados que serão chamdos, pelos menos quatro serão lotados na região, sendo um delegado municipal para a Regional de Iguatu, uma delagada para a Delegacia da Mulher também em Iguatu, um delegado municipal para Acopiara e um para Várzea Alegre. Outra informação é que três escrivães serão lotados na Delegacia regional de Iguatu.
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário