segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Quixelô, 24 anos de história

O blog do Lindomar Rodrigues felicita toda população de Quixelô pelo aniversário deste município. Na data de hoje, Quixelô completa 24 anos de emancipação política administrativa.

Conheça um pouco da cidade:

Quixelô é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2006 era de 15.535 habitantes.

Toponímia

O nome é de origem indígena, em referência à tribo que habitou a região. Os "Quixelos" foram exterminados ainda no século XVIII pelos colonizadores. Bom Jesus de Quixelô, era assim que o distrito era conhecido até meados da segunda metade do século XX.

Geografia

O município está situado a uma distância de 22 quilômetros de Iguatu, capital regional do centro-sul cearense, cidade da qual era distrito e foi desmembrado em 1985. Suas histórias políticas, econômicas e culturais, no entanto, continuam fortemente unidas. O pequeno município (cerca de 16 mil habitantes).
O município de Quixelô durante longos anos teve como fundamento econômico a cultura do algodão, até que a praga do bicudo dizimasse essa cultura no Ceará e no Nordeste. A base da economia quixeloense permanece na agricultura, principalmente no cultivo do arroz e na pecuária leiteira.
Grande parte do município é banhado pelas águas do Açude Orós, facilitando, assim, a irrigação dos terrenos ribeirinhos e a pesca. Em outras regiões do município foram construídos dois grandes açudes, quais sejam, Açude Angicos, localizado na região de mesmo nome com capacidade de cerca de 9 milhões de metros cúbicos e Açude da Carnaubinha do Faé localizado no Vale do Faé com capacidade de cerca de 24 milhões de metros cúbicos.

Política

O primeiro prefeito de Quixelô e principal batalhador pela criação do município, foi o atual deputado estadual, Dr. José Ilo Alves Dantas. Hoje, a cidade está sendo administrada por Gilson de Oliveira.

Nenhum comentário: