O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN ) está executando o projeto ‘ Mais Museus ´dentro do programa´ Museu, Memória e Cidadania "que tem por finalidade formar um banco de projetos que vão ser apoiados no exercício de 2009, mediante a celebração de convênios com as instituições selecionadas visando a implantação de museus em municípios com até 50 mil habitantes e que não possuam esse equipamento cultural".
Serão apoiados com recursos financeiros entre cem mil reais e duzentos mil reais por proposta, os projetos que forem selecionados e que se destinem a implantação de museus, abrangendo os seguintes itens: aquisição de equipamentos imobiliários, elaboração de projetos para execução de obras e serviços, elaboração de planos museológicos ou museográficos, instalação ou montagem de exposições, restauração e benfeitorias em imóveis. Os municípios devem comprovar que possuem acervos museológicos a serem preservados e expostos.
Os recursos previstos poderão ser destinados a instituições museais publicas municipais, estaduais e federais, desde que não vinculadas a estrutura do Ministério da Cultura ou a instituições museais privadas sem fins lucrativos. Cada proponente só pode apresentar um projeto e encaminhá-lo ao Departamento de Museus do IPHAN em Brasília até o próximo dia treze de fevereiro.
No Cariri o projeto está sendo coordenado pelo articulador do SEBRAE- Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, Antonio Edío Pinheiro Callou. Três municípios já se manifestaram favoráveis ao programa: Maurití, onde já foram descobertos sítios arqueológicos , Campos Sales, onde estão os restos mortais de Barbara de Alencar e a casa onde a heroína residiu e Barbalha que, apesar de sua imensurável riqueza cultural poderá não ser contemplada por ter 50 mil e 300 habitantes.
Miséria
Nenhum comentário:
Postar um comentário