domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dinheiro Federal: Prefeituras têm 100% de reprovação

De 1.401 municípios fiscalizados pela Controladoria-Geral da União (CGU), desde 2003, nenhum passou sem ressalvas pelo pente fino das auditorias realizadas para acompanhar o uso dos recursos federais repassados às prefeituras. Descuido, ineficiência e mesmo indícios de fraudes são constatações corriqueiras feitas pela CGU, nas 26 rodadas de sorteios, que fiscalizaram a aplicação de R$ 9 bilhões pelas prefeituras. Nas 60 fiscalizações finalizadas em cidades cearenses, o cenário não é diferente.
Nas 59 prefeituras nas quais a CGU já concluiu a análise - Amontada já foi sorteada duas vezes, com problemas em ambas - há casos de estrutura precária e pessoal insuficiente na rede básica de saúde, más condições de armazenamento ou falta de merenda escolar, transporte de alunos em veículos inadequados e até por motoristas sem a habilitação são problemas que se repetem nas cidades fiscalizadas pela CGU. Alarmantes - e não raras - são as constatações de indícios de fraudes em licitações, superfaturamento e pagamento por serviços não prestados.
De pequenos municípios como General Sampaio e Pacujá, a algumas das maiores cidades do Ceará como Crato, Sobral e Caucaia, a fiscalização detectou inúmeras “impropriedades” - problemas mais leves, questões formais - e “irregularidades” - problemas mais sérios, que podem indicar improbidade e corrupção.

Nenhum comentário: