quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

PIMENTEL AVANÇA E APOSENTADORIA PODE SAIR EM MENOS TEMPO

O Ministro da Previdência Social, José Pimentel, anuncia mais uma medida importante para quem vai requerer aposentadoria por tempo de contribuição: a partir da próxima terça-feira, dia 27, a concessão desse benefício sairá na mesma hora em que o trabalhador requisitá-lo nas unidades de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Desse modo, a partir da próxima terça-feira, o segurado poderá ter o benefício por tempo de contribuição em até 30 minutos, como ocorre desde o início do mês com a aposentadoria por idade.
Segundo o ministro José Pimentel, será usado o mesmo sistema -o INSS vai aceitar os dados armazenados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) como prova do tempo de contribuição.Atualmente, mesmo se as informações já estão no CNIS, o segurado precisa apresentar alguma prova material, como o carnê de contribuição ou a carteira de trabalho, para conseguir se aposentar por tempo de contribuição. A liberação do benefício só acontece após a análise e a conferência dos documentos apresentados pelo segurado.
A mudança
A partir do dia 27, o segurado que for pedir a aposentadoria receberá no posto do INSS um extrato com as informações armazenadas no CNIS sobre o seu tempo de pagamento à Previdência e sobre as empresas onde trabalhou.Caso o segurado concorde com os dados e tenha cumprido a carência mínima de contribuição, o benefício será concedido na hora. Se o segurado não concordar com as informações e tiver provas de outros períodos de contribuição, será possível incluir os novos dados no próprio posto do INSS.
Senha
Segundo o INSS, no CNIS estão armazenadas informações desde janeiro de 1976. Em alguns casos, quando o segurado já estava trabalhando na empresa há alguns anos, é possível que o sistema tenha informações anteriores a essa data. Para saber exatamente o tempo de contribuição registrado no CNIS, é possível consultar o site www.previdencia.gov.br.
Para ter acesso ao sistema, porém, é preciso retirar uma senha em um posto do INSS. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, o homem precisa ter 35 anos de recolhimento, e a mulher, 30 anos. O ministro da Previdência Social, José Pimentel, disse, ao anunciar mais essa importante medida, disse que os aposentados e pensionistas e quem procura os postos do INSS precisam ser melhor tratados, daí a iniciativa dessas ações para redução do tempo para quem procura as unidades da Previdência Social em todo o País.

Nenhum comentário: