Os 184 prefeitos cearenses eleitos no dia 5 de outubro, estão sendo convidados a participar de reunião com o Ministério Público estadual e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na próxima sexta-feira (12), a partir das nove horas, na Procuradoria Geral da Justiça. Na ocasião será encerrada, oficialmente, a operação desmonte, realizada em ação conjunta (TCM/MP) de visitas aos municípios cearenses para evitar problemas na administrações que se encerram agora.No encontro com os prefeitos, na próxima semana, será apresentada uma síntese das inspeções realizadas em 32 municípios.
Também serão feitas recomendações aos gestores eleitos sobre procedimentos a serem adotados logo no início da administração. As principais sugestões são no sentido de coibir qualquer irregularidade, fazer uma auditoria e comunicar ao TCM todas as irregularidades constatadas.O trabalho realizado até agora resultou no afastamento dos prefeitos de Ibaretama e de São Luís do Curu. Além disso, antes mesmo que o pedido de seu afastamento fosse julgado o prefeito de Palmácia renunciou ao mandato.
Para o fechamento da operação, esta semana serão vistoriadas oito prefeituras, sendo elas as de Acaraú, Bela Cruz, Ibiapina, Pacujá, Moraújo, Tururu, Jaguaretama e Boa Viagem. Ontem, a comissão organizadora dessa operação voltou a se reunir para avaliar os relatórios das inspeções realizadas em Saboeiro, Cariús, Nova Russas e Monsenhor Tabosa.Os trabalhos dessa operação, abertos no dia 20 de outubro, chegam ao fim agora depois de constatadas várias irregularidades nos municípios investigados. Algumas destas serão transformadas em denúncia do Ministério Público à Justiça e outras em processos no TCM que os gestores responderão a partir de agora.
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário