quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Eleições 2008: Confronto entre militantes

A insegurança provocada pelo acirramento das campanhas eleitorais estão tomando conta dos municípios do Interior do Estado e preocupando os juizes das respectivas Zonas eleitorais. Mombaça (46ª Zona eleitoral), por exemplo, localizado a 296 Km da Capital, foi palco de confronto entre militantes no início da tarde de ontem. A confusão se deu durante encontro de carreata da coligação Dr. Nelson (PSB), com um grupo de militantes do atual prefeita que postula reeleição, Willame Barreto (PSDB). O deputado federal Ciro Gomes (PSB), presente na carreata em prol do seu correligionário de partido, segundo testemunhas, estava envolvido no tumulto.De acordo com José Ricardo Brasil Vieira, irmão do vice-prefeito de Mombaça (Gerson Vieira - PMDB), inicialmente, as militâncias dos candidatos estavam bem próximas. ´Meu irmão (Gerson) pediu para nosso pessoal se afastar, depois os policiais dividiram a rua e ficamos bem separados um do outro. Foi quando o Ciro Gomes desceu da caminhonete onde estava, atravessou a rua e partiu para cima dos nossos. Foi um empurra-empurra, criança chorando, bandeiras quebradas, até que um policial deu um tiro para o alto´, contou José Ricardo, este afirmou ainda ter filmado todo o incidente. O prefeito Willame Barreto se encontrava em Fortaleza durante o ocorrido.

Bloquearam

A equipe de reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com o assessor de Ciro Gomes, Danilo Gurgel. Este, estava com o deputado em Mombaça durante o tumulto e disse que Ciro não partiu para cima de ninguém. ´Estávamos fazendo uma carreata. A militância do prefeito estava a uns 200 metros do nosso trio, eles bloquearam a rua, não conseguíamos passar. Então nós saímos dos carros e decidimos seguir andando, tivemos que passar por eles. Claro que eles xingaram´, explicou. Segundo o assessor, Ciro Gomes tenta evitar confrontos entre militâncias no Interior do Estado, pois conhece o acirramento das campanhas neste locais.O Secretário de Justiça do Estado, Marcos Cals (PSDB) e o deputado estadual Sarto Nogueira (PSB) também participavam dos eventos em Mombaça. O Capitão do reforço policial presente na cidade para as eleições, Julião Júnior, nega que tenha havido qualquer disparo e disse que tudo foi resolvido rapidamente. O juiz Neuter Dantas ( 46ª zona eleitoral), manifestou intenção de pedir um segundo reforço policial para o local, afirmando que não faria declarações até ter ouvido todas as partes envolvidas e assistir as gravações realizadas durante o tumulto. A cidade não é a única com problemas de segurança para as eleições no Estado, outros 14 município já realizaram pedido reforço policial à Justiça Eleitoral e ao Comando da PM.O mais recente, foi realizado no último dia 12, pelo juiz de Iguatu, Carlos Ademá da Rocha (13ª zona). Este, solicitou ao Secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Monteiro, que enviasse reforço da Polícia Militar e Civil ao município. No ofício, o juiz afirma que a situação no local está ´incontrolável´ e relata fatos onde ´os militantes das duas coligações (Iguatu Livre, da candidata Mirian Sobreira - PSB e Construindo Nosso Futuro, do atual prefeito Agenor Neto - PMDB), se enfrentaram em praça de guerra com troca de tiros´. Preocupado com a situação em Iguatu, o juiz Ademá da Rocha, no ofício, fala ainda de denúncias sobre novos embates de maiores proporções. Ainda não há informações sobre se foi ou não atendido o pedido do magistrado de Iguatu.

Preocupação

Ontem, na Assembléia, alguns deputados se manifestaram sobre a situação de dificuldade em alguns municípios cearenses e a falta de apoio, por conta de contingente insuficiente, da Polícia Militar. O deputado Osmar Baquit, um dos votados em Mombaça, após falar sobre a situação de Iguatu, dizia do problema naquele município.Além disso estão sendo denunciados alguns casos de corrupção eleitoral. Em Icó foram apreendidos material de propaganda com autorização para compras de cestas básicas até o montante de R$ 100, caso flagrado pelo policiamento daquele município.

DN

Nenhum comentário: