terça-feira, 15 de abril de 2008

Avião com 94 pessoas a bordo cai no Congo

Um avião de uma companhia aérea congolesa com 94 pessoas a bordo caiu hoje ao decolar do aeroporto de Goma, leste da República Democrática do Congo (RDC). De acordo com a agência Efe, pelo menos 63 pessoas morreram no acidente. A agência Reuters afirma, citando a rádio Okapi, que se trata de um avião de carga.
Segundo a Okapi, o piloto perdeu o controle da aeronave quando estava decolando e tentou frear, mas ultrapassou a pista de aterrissagem e caiu em um setor habitado próximo ao terminal aéreo. Fontes aeroportuárias ouvidas pela AFP temem que haja muitas vítimas. "É um avião de passageiros. Havia muita gente a bordo. Estão fazendo tudo que é possível para se aproximar do aparelho, mas ele está em chamas. O combustível está ardendo e pode haver uma explosão", declarou à Thomas Oleko, da Direção de Vias Aéreas (DVA, encarregada da segurança aérea), no aeroporto de Goma.
O aparelho da companhia Hewa Bora, que se dirigia para Kinshasa, caiu pouco depois de decolar de Goma, por volta das 14h30 hora local (12h30), entre o extremo da pista e o bairro popular de Birere.
A RDC tem um dos piores registros de acidentes aéreos e algumas de suas companhias são proibidas de aterrissar em aeroportos europeus, devido às más condições dos aparelhos.

Nenhum comentário: