Segundo reitor Plácido Cidade Nuvens, o curso representa uma absorção de mais de R$ 2 milhões para o Estado e só foi possível graças a uma negociação entre universidade e governo. A gratuidade passa a vigorar a partir do mês de março. Com isso, 376 alunos de Direito deixam de pagar uma mensalidade equivalente a R$ 376,00; os estudantes de Enfermagem, de R$ 302,00; de Educação Física, R$ 116,00 e Economia R$ 56,00. Segundo a vice-reitora da URCA, professora Otonite Cortez, esse é um benefício que será revertido, acima de tudo, à família.
A Unidade Descentralizada, com os cursos regulares, foi criada em dezembro de 2004, com aprovação do Conselho Universitário da Instituição, e resolução do Conselho de Educação do Ceará. Ainda conforme a vice-reitora, a URCA, dentro do novo mapeamento da atuação da Universidade Regional, inclui a área da região centro-sul do Estado, onde se localiza o município de Iguatu, passando a ser de responsabilidade geo-educacional da URCA.
Esta solenidade vai marcar o início da gratuidade para os alunos da URCA na Região Centro-Sul do Estado, o que representa uma grande vitória da atual administração e da comunidade estudantil na concretização do projeto de fortalecimento da URCA como universidade pública e gratuita, a serviço do desenvolvimento regional.
O governador Cid Gomes e o prefeito Agenor Neto, responsável por ter trazido a Urca para Iguatu, quando deputado estadual, participarão da aula inaugural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário