sábado, 8 de março de 2008

AS MULHERES QUE COMANDARÃO AS ELEIÇÔES 2008 NO CEARÁ

"O comando das eleições deste ano será feminino. Pela primeira vez na história do Ceará, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem o poder das mulheres nas suas mais altas funções, simultaneamente. A desembargadora Huguette Braquehais preside o Tribunal. Ao seu lado, está a desembargadora Gizela Nunes da Costa - vice-presidente e corregedora do TRE - e pela procuradora eleitoral, Nilce Cunha Rodrigues. As três darão as coordenadas do processo eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores, em outubro. Huguette Braquehais é a mulher que detém o maior poder no Estado, no que diz respeito a questões eleitorais. Sua função se estende desde a resolver conflitos a julgar crimes no âmbito eleitoral. Ela presidirá julgamentos que poderão levar ao cancelamento do registro dos diretórios estaduais e municipais de partidos políticos, e de candidatos. "O esforço é sempre o mesmo. Tanto faz ser realizado por homem quanto por mulher. A mulher está apenas mostrando que pode tanto quanto o homem", enfatizou. No entanto, ela reconhece no fato de o Ceará ter três mulheres à frente do TRE como uma conquista do gênero, que sempre encontrou mais obstáculos para ser reconhecido. "A mulher sempre encontrou mais dificuldade que o homem para mostrar a capacidade de trabalho, de realização. Sempre encontrou um pouco mais de resistência, mas aos poucos elas estão mostrando que são capazes tanto quanto o homem", explica. "

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: