quinta-feira, 13 de novembro de 2025

1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF - Edição 2025/2028 realizado em Acopiara, foi um sucesso

A Prefeitura de Acopiara, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da articulação do Selo UNICEF no município, realizou nesta terça-feira (12), no Centro Pastoral, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF - Edição 2025/2028 que teve como tema "Acopiara plantando um futuro melhor: juntos na luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes".

O evento contou com participação do prefeito Dr. Vilmar, da articuladora do Selo, Dra. Lúcia Gomes Martins, demais membros e gestores da administração municipal, representantes da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, adolescentes do Nuca - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, dentre outras representações.

O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Acopiara, além de ter sido um sucesso, foi também um passo importante para reafirmar o compromisso do Governo Municipal com a infância e adolescência, discutindo metas e estratégias para melhorar as políticas públicas em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social.

Segundo Dra. Lúcia, articuladora do Selo no Município, foi apresentado o Plano de Ação Municipal do Selo UNICEF, com dados, desafios e ações estratégicas, em um espaço de diálogo e construção coletiva. "A comunidade foi ouvida e o protagonismo juvenil foi fortalecido, fundamentais para alcançar os resultados esperados", destacou a articuladora.

O Fórum Comunitário é uma etapa chave para o Selo UNICEF, que reconhece municípios comprometidos com a melhoria da vida de crianças e adolescentes. É um processo que envolve a comunidade e visa garantir direitos e qualidade de vida para esse público.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir voluntariamente ao Selo, os municípios assumem o compromisso de colocar crianças e adolescentes no centro da agenda pública, garantindo que suas ações estejam alinhadas à Convenção sobre os Direitos da Criança e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo UNICEF é baseada em indicadores sociais, participação comunitária e gestão intersetorial, unindo esforços de diversos setores. O reconhecimento do UNICEF reforça a capacidade dos municípios em promover desenvolvimento justo e sustentável para as novas gerações, reduzindo desigualdades.

Nenhum comentário: