A Secretaria de Educação de Acopiara está realizando hoje (13) uma formação para gestores sobre o PDDE (programa Dinheiro Direto na Escola), com foco em execução, acesso ao sistema e planos de execução e monitoramento. O evento está acontecendo na Praça da Cultura, no bairro Nova Acopiara.
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) destina recursos financeiros às escolas para atender necessidades prioritárias e melhorar a infraestrutura física e pedagógica.
A secretária da Educação, Ivânia Araújo, explica que o PDDE fortalece a gestão democrática das escolas, promove justiça social e equidade na educação pública, além de garantir recursos para ambientes educativos acessíveis e seguros.
O que é?
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) destina recursos financeiros, em caráter suplementar, a escolas públicas da educação básica (e casos específicos) para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulicas, elétricas, sanitárias etc.); de material didático e pedagógico; e também para realização de pequenos investimentos, de modo a assegurar as condições de funcionamento da unidade de ensino, além de reforçar a participação social e a autogestão escolar. Os repasses são feitos anualmente, em duas parcelas iguais.
Existem ainda as “Ações Agregadas ao PDDE”, transferências financeiras para fins específicos classificadas em três grupos: o Novo Mais Educação, que compreende as atividades de educação integral em jornada ampliada; o PDDE Estrutura, constituído das ações Água na Escola, Escola do Campo, Escola Sustentável e Escola Acessível; e o PDDE Qualidade, composto das ações Atleta na Escola, Ensino Médio Inovador, Mais Cultura nas Escolas e Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola).
Nenhum comentário:
Postar um comentário