segunda-feira, 15 de abril de 2024

Governo firma parceria com hospital chinês para avanços no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares

O Ceará avança para aprimorar o diagnóstico e o tratamento de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde. Nesta segunda-feira (15), o governador Elmano de Freitas firmou com a China uma parceria que estabelece a cooperação entre o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e o Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen. A assinatura do acordo ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Estiveram presentes na ocasião, as secretárias Roseane Medeiros, de Relações Internacionais, e Tânia Mara Coelho, da Saúde; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o diretor do Hospital de Messejana, Carlos Augusto Lima Gomes; o membro do Comitê Permanente do Comitê Provincial do Partido Comunista da China (PCCh) de Fujian e secretário do Comitê Municipal do PCCh de Xiamen, Cui Yonghui; a cônsul-geral do Consulado Geral da China em Recife, Lan Heping; o diretor do Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen, Wang Yan; entre outros membros da comitiva chinesa.

Em setembro de 2023, o governador Elmano de Freitas, liderando uma comitiva cearense, esteve na China, quando conheceu o Hospital. “Quando visitei o Hospital de Xiamen, percebi a grande capacidade do povo chinês de estruturar a saúde, mas também de fazer todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos. Espero que essa iniciativa de profissionais trocando experiências possa avançar para termos colaboração em pesquisa e possibilidades de equipamentos, para prestar um melhor serviço de saúde à população cearense. Estou muito feliz e honrado de assinar essa cooperação que para nós é motivo de orgulho”, afirmou Elmano de Freitas.

Cui Yonghui, secretário do Comitê Municipal do PCCh de Xiamen, também falou sobre a cooperação. “Como representante de Xiamen, a cidade tem um grande dever, responsabilidade, para participar nessa parceria entre o Estado [do Ceará] e a Província [de Fujian], entre os dois países [Brasil e China]”, ressaltou.

Ainda nesta segunda-feira (15), a comitiva chinesa visita o Hospital de Messejana, a fim de conhecer a estrutura, profissionais e serviços da unidade.

Nenhum comentário: