segunda-feira, 15 de abril de 2024

Ceará atinge média de chuvas da quadra chuvosa a um mês e meio do fim do período

Com 613,3 milímetros (mm) já acumulados até a metade de abril, um mês e meio antes do fim da quadra chuvosa, que é contabilizada de fevereiro a maio, o Ceará atingiu e ultrapassou a média histórica esperada (609,2 mm) para o período de 2024. 

Os dados preliminares são do calendário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado às 11h30min desta segunda-feira, 15.

Analisando os meses, fevereiro registrou um número acima da média, com volume observado de 230,6 mm, sendo proporcionalmente o mês mais chuvoso do ano até agora no Ceará, com desvio de 90,1%. Em março, o valor observado esteve dentro da média, com 233,5 mm, configurando um desvio de 13,1% em relação ao volume esperado para o mês.

Até agora, os primeiros 15 dias de abril contam com volume em torno da média, com 149,5 milímetros observados. Em relação às chuvas do trimestre, observadas entre fevereiro e abril — período em que se concentra a maior parte da quadra chuvosa — o Ceará já ultrapassou a média esperada (518,5 mm) para o período observado.

Em janeiro, o prognóstico climático da Funceme sobre o primeiro trimestre da quadra chuvosa apontava a probabilidade de 45% de chuvas abaixo da média no Ceará.

O POVO Online

Nenhum comentário: