terça-feira, 16 de maio de 2023

Ceará: Vacina contra a meningite é ampliada até julho para crianças de cinco a 10 anos



A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Célula de Imunização, ampliou até julho de 2023 a oferta da vacina contra a meningite meningocócica C (conjugada) para crianças de cinco a 10 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinadas, além dos trabalhadores da saúde. Conforme a Sesa, as doses estão disponíveis nos 184 municípios cearenses, nas unidades básicas, vinculadas à atenção primária. A meta de imunização estabelecida para esse novo período, até julho, é de 95%.

A articuladora da Célula de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, frisa que a meningocócica C faz parte do calendário nacional de vacinação infantil desde 2010. “Ela é ofertada como rotina com um esquema de duas doses: uma aos três e outra aos cinco meses, além de um reforço com um ano”. Conforme dados atualizados da Sesa, até março deste ano, o Ceará apresentou uma cobertura de 84,8% em bebês de 12meses. Somente este ano, segundo o órgão de saúde do Governo do Ceará, já foram aplicadas mais de 87 mil doses do imunizante. 

Ainda conforme Karine Borges, desde 2022, considerando os estoques da rede nacional, o Ministério da Saúde optou por estender, temporariamente, a indicação para crianças de cinco a dez anos e profissionais da saúde. O objetivo, segundo ela, é proteger esses grupos, além de otimizar o uso dos imunobiológicos, mediante a disponibilidade. Caso as pessoas que fazem parte deste grupo não tenham completado o esquema vacinal, conforme a Sesa, será necessário receber apenas uma dose.

Nenhum comentário: