terça-feira, 23 de maio de 2023

Ceará chega aos últimos dias da quadra chuvosa de 2023 com mais de 50 açudes sangrando


Faltando menos de 10 dias para o fim da quadra chuvosa (fevereiro a maio), o Ceará segue com ao menos 54 reservatórios sangrando. O Ceará atingiu, em 2023, a marca de 71 açudes sangrando. O número é o maior desde 2011, quando foram registrados 67 açudes nesta condição. Atualmente, o Estado possui 9,5 bilhões de m³ de reserva hídrica, o que representa 51,18%.

As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%. Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona “confortável”, com mais de 50% das reservas. A região do Banabuíu, uma das mais críticas antes do início da quadra, chegou a 41,5% de reserva. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A segunda quinzena de maio apresenta condições de chuvas isoladas, passageiras e não muito expressivas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para esta terça-feira, 23, a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com baixa possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões. Para quarta-feira, 24, espera-se uma maior condição de estabilidade em todo o Estado, com chuvas isoladas e passageiras somente no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e na Jaguaribana, no período da madrugada.

As chuvas previstas estão associadas a áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste, além do sistema de brisa e dos efeitos locais (temperatura, umidade e relevo). A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no período da quadra chuvosa, encontra-se posicionada ao norte da Linha do Equador, fora do domínio da imagem de satélite.

Nenhum comentário: