quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Adolescente de Acopiara conquista o terceiro lugar no primeiro concurso nacional de redação da Justiça Eleitoral


Com o tema “Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil”, a adolescente de 17 anos, Samua Miguel Holanda, de Acopiara (CE), alcançou o terceiro lugar na categoria Jovens do I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral. O certame foi realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) com o intuito de aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral da sociedade e de proporcionar a oportunidade de expressão ao público participante por meio da escrita, além de contribuir com reflexões sobre as ações desenvolvidas pela JE. O resultado final do concurso foi divulgado em dezembro de 2022.

Samua concluiu recentemente o 3º ano do ensino médio. Mora com a mãe no município de Acopiara, localizado na região centro-sul do Ceará. Adora desenhar, escrever, ler, sair com amigos, e, principalmente, estar sempre em contato com a música: “ela é basicamente a minha ‘bateria’”. Sempre gostou de tudo um pouco na escola, mas afirma que seu ponto forte eram as matérias de linguagens e humanas.

Soube do concurso pelo professor de redação e literatura, José Roberto, durante uma de suas aulas. “Admito que as minhas expectativas eram baixas, não imaginava que fosse passar ao menos para a segunda fase. Participei apenas por gostar de escrever, realmente não pensei que fosse chegar a esse resultado.”

Em menos de 20 linhas, a estudante discorreu, de forma objetiva, sobre a história do voto, a democracia e a importância de que “decisões difíceis têm que ser tomadas hoje”. Para ela, “o tema tratava de algo que sempre considerei muito importante, e achei muito bom poder falar sobre”.

Nenhum comentário: