terça-feira, 27 de setembro de 2022

Pesquisa aponta que, na disputa pela Presidência da República, 83% dos eleitores não mudam o voto


A pesquisa do IPEC, divulgada, na noite dessa segunda-feira, pela TV Globo, mostra que, entre os brasileiros, 83% dizem que já escolheram o candidato para Presidência da República e não irá mudar o voto até o próximo domingo, dia do primeiro turno da eleição. A convicção é maior entre os eleitores de Lula, que aparece com 48% das intenções de votos, e de Jair Bolsonaro, segundo colocado, com 31% de apoio. A pesquisa do IPEC aponta, ainda, Ciro Gomes com 6%, e Simone Tebet, do MDB, com 4%.

De acordo com a pesquisa, 90% dos eleitores que votam no presidenciável Lula dizem que não mudam de opinião, enquanto, entre os simpatizantes de Bolsonaro, esse percentual é de 87%. Os números do IPEC revelam que, entre os eleitores do candidato do PDT, Ciro Gomes, e da candidata do MDB, Simone Tebet, há uma forte tendência de mudança do voto. Dos eleitores de Ciro, 48% dizem que não mudam de opinião e, em relação a Simone, 45%. Ou seja, a migração de votos de Ciro e Simone pode levar a eleição a ser definida no primeiro turno.

A pesquisa do IPEC está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01640/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.

Nenhum comentário: