quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Ceará continua recebendo chuvas em agosto


Precipitações após a quadra-chuvosa, no Ceará, causam estranheza. Afinal, não é comum que esses eventos durem para além do mês de maio. Em 2022, no entanto, as chuvas parecem não dar trégua. Junho e julho, por exemplo, fecharam acima da média e, agosto, apresenta início positivo, com precipitações em várias cidades cearenses.

Mas, o que explica esses bons volumes mesmo após a quadra chuvosa? O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, detalha que as precipitações advêm de "sistemas meteorológicos que atuam no leste do Nordeste e estão mais intensos provocando chuvas até no interior do Nordeste e consequentemente no estado do Ceará".

Esses sistemas aos quais Flaviano se referem são os Cavados - região de baixa pressão atmosférica - e Ondas de Leste. Ambos, quando estão em atuação, proporcionam chuvas.

Outro fator determinante para o favorecimento das chuvas no Ceará, ainda conforme Flaviano, diz respeito às águas superficiais do oceano Atlântico Tropical que "continuam quentes". Esse aquecimento das águas tem influência direta na ocorrência das precipitações.

Nenhum comentário: