segunda-feira, 27 de junho de 2022

Iguatu, através da Universidade Federal do Cariri ganha polo de Educação a Distância (EaD) com o incremento de dois novos cursos


A parceria entre a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Prefeitura Municipal de Iguatu culminou com a instalação de um polo de Educação a Distância (EaD) no município. A ideia é materializar a democratização do acesso à Educação Superior. A solenidade de implantação do polo contou com participação do prefeito Ednaldo Lavor, do vice-prefeito Franklin Bezerra, do deputado federal Idilvan Alencar, da presidenta da Câmara Municipal, Eliane Braz, demais vereadores, secretários e convidados.

De acordo com a proposta, o polo oferecerá 66 vagas para Iguatu, sendo 33 para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 33 para o curso de Produção Multimídia . A forma de ingresso para os cursos será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Essas duas formações têm duração de dois anos ou de quatro períodos letivos. Entre os dias 28 de junho e primeiro de julho de 2022, estudantes de todo o Brasil que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada. Do total de vagas, 50% serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme determinado pela Lei nº 12.711/2012. As vagas reservadas às cotas são subdivididas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e para estudantes de escolas públicas, independentemente da renda. Em ambos os casos, também será levado em conta o percentual para pretos, pardos e indígenas. Nas cotas, também estão as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

O cronograma de inscrição, de seleção e de matrícula dos candidatos segue o Edital da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União (DOU) e disponibilizado no endereço eletrônico dedicado ao SiSU/MEC. Assim, a matrícula da chamada regular está prevista para ocorrer entre os dias 13 a 18 de julho de 2022, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Para se matricularem na Universidade, os selecionados para um dos cursos oferecidos pela UFCA, a partir desta edição do SiSU, passam apenas pela fase de pré-cadastro e de eventual recurso. No pré-cadastro on-line, cada convocado/a deve enviar, via formulário eletrônico, versões digitalizadas dos documentos exigidos em edital para matrícula. Para isso, é enviado, para o endereço de e-mail cadastrado no ato de inscrição no processo seletivo, um código de acesso ao formulário. Em edições anteriores do SiSU, era preciso, ainda apresentar presencialmente os documentos exigidos em edital, etapa antes conhecida como solicitação presencial de matrícula. Agora, essa etapa não é mais realizada.

Nenhum comentário: